Já parou para pensar nas mudanças que a tecnologia trouxe para o nosso cotidiano?
Pedimos comida e fazemos transações bancárias com alguns cliques enquanto fazemos compras e conhecemos pessoas do mundo todo, sem sair de casa!
Inegavelmente, enfrentamos uma Revolução Tecnológica sem volta!
Não surpreendentemente, toda essa transformação também invadiu as empresas, claro!
Por isso, o assunto que discutimos hoje é: como a tecnologia vem impactando o mundo dos negócios.
Tecnologia para o relacionamento com o cliente
Vamos falar do CRM (Customer Relationship Management), em português conhecido como Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Basicamente, consiste no uso de sistemas automatizados para gerenciar informações estratégicas sobre os clientes e assim, acertar na abordagem, conversão de vendas e fidelização.
Muito mais do que um simples banco de dados, um sistema de CRM permite que as informações sejam categorizadas, cruzadas e disponibilizadas para acesso rápido.
Um exemplo de como o CRM funciona:
Imagine que você compre com frequência numa determinada loja online. Se a loja possui um sistema CRM implantado, enquanto o consultor de vendas te atende, ele pode acessar seu histórico de compras, avaliações que você fez da loja e dos produtos e assim personalizar seu atendimento e ainda ofertar outros produtos que podem ser do seu interesse.
Nesse novo cenário tão competitivo é primordial que as empresas coloquem o cliente no centro da sua estratégia de negócio e graças à tecnologia, isso tem sido cada vez mais possível.
A experiência do cliente precisa ser cada vez mais agradável, exclusiva, personalizada.
Automatização de RH – Inteligência e Tecnologia
Dentro de uma empresa, a automatização de funções ocorre em praticamente todos os departamentos. Mas o setor de RH é onde encontramos os exemplos mais evidentes.
Graças aos avanços da tecnologia, é possível controlar folha de pagamento, registro de ponto eletrônico, agendamento de férias e outras atividades que antes os profissionais do RH precisavam executar manualmente.
Assim, os colaboradores ganham tempo, podendo focar seus esforços em outras tarefas que demandam inteligência emocional, análise e estratégia, como por exemplo: elaborar programas de capacitação; investir em medidas de retenção de talentos; criar projetos para melhorar o clima organizacional e outras atividades que têm um impacto direto sobre a produtividade das equipes.
Perceba que essas funções que foram automatizadas também são importantes, mas elas podem ser mecanizadas pois não exigem raciocínio e inteligência humana como as outras.
Otimização dos recursos – Tecnologia e custos
Outro ganho importante com a tecnologia para as corporações é poder mapear tarefas através de softwares que apontam, principalmente, em qual etapa está acontecendo algum erro. Portanto, é possível identificar rapidamente falhas de processos e evitar assim, retrabalho, perda de tempo e até mesmo prejuízos financeiros.
Aliás, outro exemplo que podemos citar quanto a otimização de recursos é a possibilidade de mensurar resultados de colaboradores ou até mesmo de equipes. Existem sistemas que permitem este monitoramento, assim, o gestor tem uma visão clara sobre a possibilidade de investir em capacitação, reciclagem ou até mesmo substituição de pessoal.
Tudo isso faz com que os recursos financeiros sejam mais bem gastos e o empresário consegue controlar facilmente todos os setores da sua empresa sem se desgastar.
Contabilidade online
Agora que você viu como a tecnologia é um excelente aliado para a sua vida pessoal, sua empresa e seu bolso, mas é claro que este exemplo não podia ficar de fora!
A transformação que a tecnologia trouxe com a contabilidade online permite ao empreendedor controlar toda a parte financeira e tributária da sua empresa em uma única plataforma. Além de garantir suporte rápido, fácil e remoto de contadores especializados. Já falamos por aqui mais detalhes sobre o funcionamento desse tipo de ferramenta e as suas vantagens. Vale a pena conferir.
As empresas que param no tempo, sobretudo, que não sabem se apropriar das novas tecnologias, usando-as a seu favor terão muita dificuldade ao competir mercado com quem está preparado para o futuro. Podemos dizer inclusive que estão fadadas ao fracasso.
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