3 erros contábeis que todo empreendedor iniciante comete e como evitá-los! - Contador online | Contabilidade Online | Abertura Grátis - Contabilizo Contabilidade
3 erros contábeis que todo empreendedor iniciante comete e como evitá-los!

Gestão de PMEs

3 erros contábeis que todo empreendedor iniciante comete e como evitá-los!

Contabilizo Contabilidade Online
Escrito por Contabilizo Contabilidade Online em novembro 4, 2022
Junte-se a mais de 2.000 pessoas

Conheça as vantagens de contratar a Contabilizo e receba conteúdos exclusivos

Erros contábeis: já ouviu falar neles?

Sem dúvidas, empreender é um sonho para muita gente. Afinal de contas, ter a sua própria marca e produzir a sua própria oferta é uma chance que muitos querem, mas poucos efetivamente se entregam para conquistar a sua marca.

No entanto, durante o processo do empreendedorismo, muitos empresários novos podem acabar cometendo erros contábeis que, a princípio, podem parecer inofensivos, mas com o tempo, podem acabar gerando dores de cabeça.

Para te ajudar nisso, separamos 3 erros contábeis bastante comuns em empreendedores iniciantes, e mostraremos como resolvê-los de maneira prática e rápida.

Confira!

1. Não deixar os documentos fiscais organizados

O primeiro erro que tendemos a fazer bastante é deixar os documentos fiscais totalmente desorganizados. Sabemos que os dados que são prestados pela contabilidade devem ser comprovados diante dos órgãos fiscalizadores.

Isso porque, quando os números não coincidem com aquilo que está nos sistemas do fisco, os documentos fiscais são a melhor opção para comprovar os valores e impedir que a empresa receba multas, juros e entre outros. Por isso, mantenha sempre os documentos fiscais organizados.

Uma das melhores maneiras de fazer isso, e até mesmo como forma de aliviar o acúmulo de impressões na empresa é digitalizar esses documentos ou então exigir somente notas eletrônicas. Sendo digitais, você pode agrupá-las e categorizá-las por partes, de acordo com anos, meses ou que mais achar interessante.

2. Falha na entrega de escrituras fiscais

Muitos empreendedores iniciantes no mercado podem até não se darem conta disso, mas as escrituras fiscais — especialmente as que são relacionadas ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), costumam impor vários cuidados.

Eles podem ser o preenchimento correto das escrituras, como também a entrega de todos os documentos. E bem como sabemos, é bastante fácil perder essas informações, ou não preenchê-las de maneira correta simplesmente por não achar importante naquele momento. No entanto, a longo prazo, eles podem ser importantes para fins comprobatórios.

Por isso, sempre se atente à entrega e nas informações que são preenchidas nessas escrituras. Caso seja necessário, contrate uma empresa contábil para te auxiliar nesse processo em outras atividades relacionadas para deixar todos os processos contábeis dentro de critérios legais e bem organizados.

3. Não separar gastos pessoais e profissionais

Não separar a vida pessoal da profissional até certo ponto não é problema. Porém, quando envolve o financeiro, aí sim o problema pode existir. Afinal de contas, os gastos relacionados à empresa são totalmente diferentes dos pessoais. A ideia do empreendedorismo não é abrir uma empresa e gastar tudo para benefício pessoal. Devemos lembrar que para a empresa continuar “girando” no mercado, ela precisa de recursos ativos.

Por isso, separe suas contas pessoais e as profissionais em planilhas diferentes. Assim, você consegue mapear melhor o que gasta, e percebendo que o percentual de dinheiro maior deve ser para a manutenção da sua empresa.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe quais são os erros mais cometidos para os iniciantes do mundo do empreendedorismo, e também já sabe como resolvê-los, comente aqui embaixo a sua experiência sobre esse tema e compartilhe esse artigo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *