Empreender com sucesso - Como se planejar | Contabilizo
Empreender com sucesso - Como se planejar

Gestão de PMEs

Empreender com sucesso - Como se planejar

Contabilizo Contabilidade Online
Escrito por Contabilizo Contabilidade Online em agosto 25, 2019
Junte-se a mais de 2.000 pessoas

Conheça as vantagens de contratar a Contabilizo e receba conteúdos exclusivos

Empreender pode ser o sonho de muitos brasileiros, além disso, pode ser a solução para uma demissão ou ainda uma saída da empresa quando há alguma reestruturação.

Principalmente porque no mundo do trabalho e cada vez mais você é o dono de sua força de trabalho, assim, acaba tendo que abrir uma empresa como PJ.

Isso justifica porque cada vez mais os brasileiros têm aberto a sua própria empresa e empreendido.

Se esse é o seu caso, é necessário adotar algumas ações para garantir o sucesso desta decisão.

Vamos ver os principais pontos que você deve se atentar.

Analise os seus recursos para empreender

A primeira ação é: analisar todos os seus recursos disponíveis.

Some seus investimentos e poupanças, seu fundo de garantia e recursos de uma rescisão se você estiver empregado.

Além dos recursos, avalie os seus gastos rotineiros. É preciso entender de quanto precisa para se manter.

A ideia é verificar, o quanto você pode dispor para investir no negócio e o quanto você precisa guardar para se manter nos próximos meses.

Todo negócio inicial começa com pouca receita e muitos gastos, e por isso nem sempre você vai ter uma fonte de receita para seus gastos pessoais. Por isso mantenha de 6 a 12 meses de recursos para se manter.

Faça uso do seu networking

É hora de pegar a sua agenda e perder a vergonha. Seus amigos e colegas podem ser os primeiros clientes de sua nova empresa.

Afinal, eles podem muito bem abrir as portas para novos parceiros e prospects. Contar com essa ajuda é essencial para empreender e ter sucesso.

Uma outra ação é encontrar um mentor. Se você está empreendendo sem sócios, o mentor pode dar conselhos e, principalmente elevar a sua régua. Lembre-se que muitas vezes é impossível ter uma cobrança externa já que não terá chefe.

Estude Gestão e Finanças

Abrir uma nova empresa exigirá que tenha diversos conhecimentos como, marketing, produção, operação… enfim, verá que terá que se desdobrar em vários.

Mas umas das coisas que não podem ser negligenciadas é a gestão do negócio e a parte financeira.

Ela está atrelada ao sucesso de sua empresa e pode garantir a sua sobrevivência. Lembre-se que mais de 45% das empresas que fecham as portas em 2 anos, o faz por problemas financeiros.

Por isso, procure por informação nesta área. Nós da Contabilizo sabemos dessa importância e te ajudamos de algumas formas:

Além disso fazemos algumas parcerias para descontos e vantagens no Clube do Empreendedor.

Empreender bem com um Plano de Negócios

Um dos materiais gratuitos que oferecemos no site é uma planilha para montar seu Plano de Negócios com análise da Viabilidade Financeira.

Nesse momento é hora de pensar o seu público-alvo, quem são os concorrentes e a sua proposta de valor. Deste modo é possível fazer algumas estimativas financeiras.

Esse material servirá de ponto de partida para seu planejamento do dia a dia e é muito importante para tomar a decisão de abrir uma empresa. Afinal, se o negócio não “parar em pé” no excel, porque você deveria ir em frente?

Economize desde o começo

Economizar desde o início é essencial para o sucesso de qualquer negócio. É possível começar com poucos custos e gastar somente o essencial.

Assim você preserva seus recursos e consegue manter por mais tempo o investimento.

Para te ajudar publicamos um Guia com 69 dicas para economizar. Sem contar que, contratar um contador online que pode facilitar acesso à tecnologia, cuidar de suas obrigações e escolher o melhor enquadramento tributário.

Coloque o seu MVP para funcionar e comece a empreender

Uma das formas de começar um negócio de forma ágil é adotar a metodologia do Lean Startup.

Coloque um MVP – que é uma versão simples e comercial do seu produto e serviço – e comece a operar. A partir dos feedbacks dos clientes é possível ir melhorando de forma certeira.

Saiba mais sobre MVP aqui: Descubra o que é MVP e como ele pode ajudar seu negócio dar certo

Isso reduz os riscos iniciais e aumenta a chance de ter sucesso.

Como a Contabilizo pode ajudar

A Contabilizo nasceu com o propósito de ser uma Contabilidade de baixo custo para manter a sua empresa em dia com as obrigações.

Além disso, oferecemos benefícios essenciais para a Gestão de qualquer empresa e negócio com uma Plataforma que combina agilidade e acesso aos seus documentos com sistema financeiro e emissor gratuito de notas fiscais.

Temos também diversos parceiros para ajudar o seu negócio a crescer de uma forma sustentável. Conheça os nossos Planos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *