Finanças: saiba como separar as pessoais das empresariais. - Contador online | Contabilidade Online | Abertura Grátis - Contabilizo Contabilidade
Finanças: saiba como separar as pessoais das empresariais.

Gestão de PMEs

Finanças: saiba como separar as pessoais das empresariais.

Contabilizo Contabilidade Online
Escrito por Contabilizo Contabilidade Online em outubro 3, 2022
Junte-se a mais de 2.000 pessoas

Conheça as vantagens de contratar a Contabilizo e receba conteúdos exclusivos

Separar as finanças pessoais das finanças da sua empresa é essencial para que o seu negócio não enfrente dificuldades desnecessárias. Impedir que as contas do seu CPF se tornem um problema para o seu CNPJ é o básico para todo empreendedor.

E para te ajudar a distinguir esses dois pontos da sua vida, nós elaboramos o texto a seguir, onde vamos te apresentar dicas para separar esses dois campos. Para descobrir como não deixar que as finanças pessoais se juntem com as empresariais, não deixe de ler o artigo que preparamos para você!

Tenha contas separadas

A primeira dica para separar as finanças pessoais das finanças da sua empresa é ter uma conta para cada caso. Não é recomendado guardar todo o lucro obtido em um único espaço, pois isso pode causar confusão sobre o que é do seu CPF, e o que é do seu CNPJ.

Hoje em dia, existe uma praticidade muito grande no momento de abrir uma conta jurídica nas principais instituições financeiras. Os custos não são altos e, em alguns casos, não é necessário pagar por nada, já que a conta pode ser totalmente gratuita.

Em todo caso, procure por contas de PJ que te traga vantagens, como isenção de taxas e emissão de documentos. No mais, não deixe de fazer a distinção entre as duas contas, para que não gaste dinheiro que deveria ser destinado para o seu empreendimento.

Defina qual será o seu salário todos os meses

Após separar a sua conta pessoal de uma voltada para o lado profissional, chegou o momento de definir o seu salário. Não é recomendado que todo o lucro obtido pela empresa seja visto como sua própria remuneração, pois isso pode te levar à falência.

Além disso, é necessário pensar que você precisa expandir sua atuação, pagar contas, entre diversos outros pontos. Por isso, o mais recomendado é que você defina qual será o salário que a sua empresa vai te render mensalmente.

Dessa forma, independente do desempenho do seu empreendimento, vai ser possível contar com suas finanças pessoais separadas dos números empresariais. Se você não quer confundir os dois campos, o melhor a ser feito é separá-los de todas as formas possíveis.

Não deixe de registrar os gastos

Por último, para te ajudar a separar as finanças pessoais das finanças da sua empresa, não deixe de fazer uso das planilhas: elas continuam sendo excelentes ferramentas de gestão de financeira.

Elas ajudam a identificar quais são os gastos que mais dão prejuízo, e porque a sua vida pessoal está influenciando na profissional, por exemplo. Por mais que possa dar um pouco de trabalho, ainda assim, as planilhas podem ser excelentes aliadas nessa questão.

Em todo caso, se não gostar de usar planilhas, procure por aplicativos de finanças para te auxiliar. Hoje, existem uma série de alternativas disponíveis, que permitem o registro de entrada e saída de dinheiro, tudo de forma integrada com sua conta.

No fim, esse é o nosso material, e esperamos que ele te ajude a conseguir separar as finanças de ambas as partes da sua vida. E se você tem dificuldades em fazer a distinção entre essas duas finanças, não deixe de comentar no post para nos contar a sua experiência!

E não esqueça de seguir a Contabilizo nas redes sociais!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *