Quanto custa abrir uma empresa? Como economizar nesse processo?
Quanto custa abrir uma empresa? Como economizar nesse processo?

Gestão de PMEs

Quanto custa abrir uma empresa? Como economizar nesse processo?

Contabilizo Contabilidade Online
Escrito por Contabilizo Contabilidade Online em setembro 25, 2019
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O Brasil é um dos países onde as pessoas mais querem iniciar um negócio próprio, a frente de EUA e Japão.

Apesar desse desejo, muitas vezes esse sonho esbarra nos custos de abertura e manutenção de negócios. A boa notícia é que esse custo pode ser diminuído utilizando serviços online e mais eficientes.

Falamos um pouco de todos os custos que pode ter. Desde os burocráticos com o registro da empresa, passando pelos investimentos iniciais e os custos de manutenção. Durante o texto tamos boas notícias e te ajudamos a superar essas barreiras.

Vamos lá….

1- Barreira Burocrática – Processos e Custos

A primeira barreira para empreender é a burocrática, com custos para registro da empresa.

Os principais custos nesse processo são;

– Assessoria para a Abertura

– Custos de Junta Comercial

– Alvará da Prefeitura

– Registro em Órgãos de Classe.

Vamos falar deles.

a- Assessoria para a Abertura

A Assessoria para a abertura de um escritório contábil é muito importante.

Existem 3 decisões muito importantes para a abertura da empresa além de todo preparo de documentos para registro a partir dessas definições.

As decisões antes da abertura são;

  • O tipo societário da sua empresa, que tem entre os mais comuns o Sociedade Limitada, Empresário Individual, Eireli.
  • O enquadramento de porte da empresa, se ME ou EPP ou empresa normal.
  • O enquadramento tributário, na qual pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

É comum encontrar esse tipo de serviço por valores que vão de R$ 800 a R$ 1500. A boa notícia é que este serviço é gratuito na Contabilizo. Você terá todo suporte de nossa equipe paralegal.

b- Custos de Junta Comercial

O ato de constituição, que é o primeiro registro de sua empresa é realizado na Junta Comercial ou no Cartório dependendo do tipo de empresa.

Na Junta Comercial você vai gastar entre R$71 e R$351 com as Taxas DARE e DARF. Em SP por exemplo, o gasto para a Abertura de uma Sociedade Limitada é de R$ 141,35 de DARE e R$ 21,00 de DARF.

Em alguns Estados como Minas Gerais, a junta comercial somente recebe processos eletrônicos, neste caso é exigido um Certificado Digital para a Pessoa Física, que acrescentará o custo em aproximadamente R$ 220,00.

Clientes da Contabilizo possuem desconto de 25% para aquisição de certificado digital.

c- Alvará da Prefeitura

Recentemente tivemos a aprovação da LEI chamada de MP da Liberdade Econômica. Essa Lei retira a exigência para a obtenção de alvará para as atividades classificadas de baixo risco.

É necessário verificar se sua empresa possui essa característica e pode evitar a necessidade do alvará para iniciar a atividade. Os gastos para a obtenção deste documento na Prefeitura variam de R$ 120 a R$ 1.353.

d- Registro em Órgãos de Classe.

Algumas atividades de prestação de serviços são regulamentadas e exigem para isso que a empresa esteja registrada em órgãos de classe. Exemplos;

– OAB para advocacia

– CRM para atividades médicas

– CRA para atividades ligadas a administração

– CORE para representantes comerciais

– CREA/CAU para engenheiros e arquitetos.

Ao registrar uma empresa dessas atividades é necessário também realizar o registro no Conselho, e será exigida uma anualidade referente a Empresa.

Desta forma, o sócio responsável técnico deve ter o seu registro no CPF, e a empresa o seu registro no CNPJ, ambos pagando a anualidade do conselho. Saiba mais sobre as atividades regulamentadas aqui.

2- Barreira de Investimento

Além dos custos de abertura, no momento inicial da empresa é necessário realizar investimentos.

Esses investimentos iniciais normalmente são contemplados no Capital Social da empresa que é justamente o investimento inicial dos sócios, e que contemplam esses investimentos.

É comum considerar neste montante os valores para:

  • Compra de Equipamentos: Desde máquinas voltadas para a produção, equipamentos e de automação comercial, e computadores e impressoras;
  • Ajuste nas instalações: Móveis, reformas e alugueis. Ajustes no ponto comercial;
  • Estoque Inicial: Com mercadorias para revenda e insumos para a produção;
  • Mão de Obra: Funcionários e Autônomos no início da atividade.
  • Licenças de uso de software.

3- Barreira de Custos Fixos/Capital de Giro

Pronto, abriu a sua empresa e agora precisa mantê-la não é mesmo.

Você irá se deparar agora com alguns gastos para a manutenção de sua empresa, afinal você precisará de alguns itens para manter a regularidade e fazer a gestão da empresa.

Normalmente você precisará de;

– Escritório de Contabilidade que irá manter as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas da empresa.

– Sistema de Gestão Financeira com emissor de notas fiscais.

– Conta Bancária para separar as finanças de suas empresas das contas pessoais, além de fazer os recebimentos das vendas e transferências bancárias.

– Endereço fiscal para manter a empresa, caso sua atividade seja home office e você não queira manter a empresa no mesmo endereço.

– Certificado digital para manter a sua empresa regular com as obrigações do governo além de usa-la na emissão de notas fiscais.

– Outras despesas como alugueis, despesas de marketing, de operação entre outras.

Para essas despesas gerais, criamos um Ebook com 69 dias para você economizar. Vale muito a pena baixar e sair reduzindo custos na sua empresa.

Agora para os itens de Contabilidade, Sistema Financeiro, Conta Bancária e todo o restante para fazer sua gestão financeira, temos um produto com custo eficiente para você empreender.

Como a Contabilizo me ajuda a empreender

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Queremos que você empreenda e pensamos em tudo para você fazer isso economizando dinheiro, afinal achamos que isso possibilitará mais pessoas a abrirem seus negócios. Saiba como fazemos isso.

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Isso mesmo, abrimos a sua empresa de forma gratuita.

Ao contratar nossos serviços para cuidar das obrigações de sua empresa, a elaboração de documentos e a assessoria para as decisões importantes não será cobrada, para isso você deverá antecipar uma mensalidade dos honorários contábeis e ficar responsável por protocolar os documentos nos órgãos.

Solução completa de contabilidade e gestão financeira

Unimos em uma plataforma tudo o que você precisa para a boa gestão financeira de sua empresa com a regularidade dos serviços contábeis. Aqui você tem;

– Serviços Contábeis, Fiscais e Trabalhistas

– Sistema Financeiro

– Emissor de Notas Fiscais de Serviços

Banco Digital PJ Bank (se quiser)

– Certificado Digital (de acordo com o plano)

– Endereço Fiscal (serviço adicional).

E o melhor, ao reunir tudo isso, fizemos de tudo para custar pouco e você sair na vantagem. Ao utilizar nossos serviços, temos certeza que possibilitará sua empresa estar entre as mais bem sucedidas do Brasil, possibilitamos isso com tudo o que entregamos para você.

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