Reduzir custos com o Contador? O que você precisa saber para isso
Reduzir custos com o Contador? O que você precisa saber para isso

Gestão de PMEs

Reduzir custos com o Contador? O que você precisa saber para isso

Contabilizo Contabilidade Online
Escrito por Contabilizo Contabilidade Online em maio 3, 2020
Junte-se a mais de 2.000 pessoas

Conheça as vantagens de contratar a Contabilizo e receba conteúdos exclusivos

Em momentos de crise como o que estamos vivendo, existe uma forte recomendação para corte nos custos. Reduzir as despesas e rever os contratos passa a ser uma questão de sobrevivência.

Assim que todos os contratos passam a ser negociados fica a dúvida, posso reduzir os custos com o contador de minha empresa?

Cabe dizer que o contador cumpre um papel fundamento nas empresas, e principalmente nas PMEs. Ao reduzir os custos com o contador, você deve ter algumas informações em mãos para entender se suas necessidades continuaram a ser atendidas.

Somente assim é possível ter o benefícios nos gastos, e ainda garantir que as obrigações e o atendimento tão essencial seja garantido… vamos lá aos pontos importantes para isso.

1- Modelos de Atendimento em Escritórios Contábeis

Já falamos na introdução sobre a importância do Contador, certo? De certa forma todos os escritórios vão oferecer os itens mais essenciais. As obrigações contábeis, fiscais e o atendimento trabalhista.

Outras questões que eles podem atender, são;

  • Abertura do CNPJ e formalização do negócio;
  • Elaboração de Planejamento Tributário;
  • Alteração de Contrato Social;
  • BPO Financeiro, para saber mais sobre esse tema clique aqui;
  • Planejamento e Controle Orçamentário;
  • Consultorias diversas.

O mercado contábil, com as diversas necessidades de atendimento das empresas, evoluíram, e formaram 3 tipos principais de escritórios.

a- Escritórios Tradicionais

Os escritórios tradicionais são reconhecidos por um atendimento dito mais “físico” aos seus clientes. Eles podem ter atendimento presencial e normalmente adotam poucas ferramentas digitais, podendo tratar documentos impressos dos clientes.

O ponto forte destes escritórios é o atendimento mais pessoal do Contador, com um alinhamento personalizado das necessidades das empresas. O empreendedor normalmente conhece o contador que vai lhe atender.

O valor a ser cobrado é mais caro do que as demais opções, dada a personalização do atendimento que pode ser adequado de acordo com a complexidade do negócio.

b- Escritórios Online

Os escritórios online apareceram com a grande vantagem do preço baixo. Para isso utilizam sistemas e ferramentas para o atendimento automatizado.

Os clientes na maioria das vezes utilizam o auto-serviço, incluindo todas as informações necessárias. O atendimento por sua vez é eletrônico e mecanizado.

Empreendedores que precisam de suporte, deveriam não utilizar as empresas online puras pois podem encontrar dificuldades.

c- Escritórios Digitais

Os Escritórios Digitais são um avanço das Contabilidades Online. Eles adotam ferramentas digitais e processo padronizados semelhantes as contabilidades online. Porém, essas empresas focam no cliente, e assim como escritórios tradicionais possuem um atendimento mais voltado ao empreendedor.

Para que isso dê certo, normalmente adotam um nicho de atuação ou ainda um perfil de clientes para o atendimento. Assim os procedimentos são adequados aos clientes.

Com isso;

  • Conseguem ter preços econômicos comparadas as online;
  • Conseguem ter um atendimento e resultados satisfatórios;
  • Possuem um excelente custo benefício com um valor agregado maior.

A Contabilizo é por exemplo um escritório digital, atendemos empresas de serviços que querem custos econômicos e ferramentas de gestão financeira embutidas, mas depois falamos disso.

2- O que determina os custos com contador?

Além do tipo de escritório de contabilidade, alguns pontos vão determinar esses custos com o escritório contábil. Eles envolvem a sua necessidade enquanto empresa e as características do escritório escolhido.

Vamos ver os principais pontos.

Com relação a necessidade do empreendedor

  • Porte de sua empresa;
  • Faturamento global;
  • Ramo de atividade;
  • Número de funcionários da empresa;
  • Complexidade e dificuldades das tarefas da empresa.

Sobre isso, quanto maior o porte e faturamento, e atuante em ramos aonde a legislação é maior como indústria, mais será o custo para um atendimento contábil.

Características do Escritório Contábil

  • Tipo de atendimento: se autônomo, contador ou escritório;
  • Qualificação da Equipe;
  • Experiência no mercado;
  • Qualidade das tarefas;
  • Agilidade no atendimento;
  • Estrutura e sistemas utilizados.

Com relação a esse ponto, existem vantagens nos escritórios digitais como;

  • Normalmente são resultado do empreendimento de escritórios tradicionais com conhecimento amplo;
  • Possuem equipe fixa e treinada;
  • Usam sistemas que proporcionam ganhos de produtividade;
  • Se beneficiam se um custo menor ao empreendedor.

3- Como encontrar um contador adequado as necessidades

Bem, você começou a ler este texto por causa de uma redução de custos com o contador de sua empresa.

Dito isso, você encontrará no mercado a seguinte situação;

  • Escritórios Online: Proporcionaram a economia máxima de custos para a empresa, porém podem não ser adequados de acordo com a necessidade e/ou complexidade de sua empresa. Também terá uma redução da qualidade de atendimento comparado aos tradicionais.
  • Escritórios Tradicionais: Possivelmente não terão redução de custos, mas atenderão de forma plena a sua empresa. Podem ter gargalos de atendimento nesta pandemia devido o volume e a pessoalidade dos serviços.
  • Escritórios Digitais: Proporcionaram redução de custos e poderão ter o atendimento adequado a sua empresa. Basta encontrar um que seja adequado para as suas necessidades e ramo de atividade.

Independentemente de sua escolha vale a pena algumas recomendações.

  • Pesquise sobre a empresa de contabilidade que pretende contratar. Observe o tempo de atuação no mercado e se possuem contadores experientes.
  • Avalie se as necessidades de sua empresa serão atendidas e se o escritório conhece o ramo de atuação.
  • Não acredite em contabilidade online com baixíssimo custo, independentemente do tamanho de sua empresa, afinal, não existe milagre.

4- Como trocar de contador

Decidiu pela troca de contabilidade, vale então algumas recomendações para não ter problemas na transição.

Com o contador anterior

Leia a contrato de prestação de serviços. Normalmente há uma clausula de saída e de aviso para o cancelamento dos serviços. Se não tiver um contrato estabelecido vale a pena estabelecer um prazo de 30 dias de aviso.

Com a decisão, comunique a mudança, ela pode ocorrer por e-mail e deve ter principalmente, a informação clara de desistência do serviço, a data até quando estará com o contador, e a solicitação das informações/distrato da prestação de serviços. Esse distrato é obrigatório conforme regras do Conselho Federal de Contabilidade.

Com o novo escritório

Contrate, leia e assine o contrato de prestação de serviços. Ele pode ser digital, que tem a mesma validade de um contrato físico.

Entregue as informações iniciais de sua empresa para o novo contador e cumpra a entrega rotineira de informações.

Lembre-se para um bom serviço, o profissional precisa de informações de sua empresa, portanto é item obrigatório que remeta de forma periódica essas para o escritório processar.

Como funciona o modelo do Contabilizo Contabilidade

Falamos um pouco dos tipos de escritório e destacamos os Digitais para reduzir os custos com o contador.

A Contabilizo é um Escritório Digital, especializado em Prestadores de Serviços e que possui como um grande diferencial oferecer ferramentas de controle e gestão financeira.

Somos o resultado de 10 anos de experiência da Capital Social neste setor. Montamos uma equipe especializada.

Assim, procuramos empresários que tenham a preocupação com suas empresas, pois ter a gestão financeira organizada proporcionará uma maior longevidade nos negócios.

Usamos ferramentas digitais para que os empreendedores tenham sempre suas obrigações em dia, e seus arquivos ficam em nuvens, facilitando o acesso de qualquer lugar.

Com esse foco nos processos de empresas prestadoras de serviços, conseguimos reduzir os custos, transformando em um serviço econômico para sua empresa.

Conheça nossos planos e marque uma demonstração com um consultor, temos certeza que somos adequados para a sua empresa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *